17 de maio é Dia da Luta contra a Homofobia e Transfobia

Hoje seria mais um domingo, não fosse 17 de maio. Desde 1990, esta é a data que o mundo luta contra a homofobia e transfobia. Foi neste dia, há 30 anos que, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.

Desde então, o 17 de maio virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. E onde entra o Fun Museu nisso?

O Fun Museu prega a diversidade. Se é mais criativo e mais feliz quando se é aberto ao novo, quando se respeita o diferente, quando entende que todo ser humano é igual independentemente de credo, cor, raça, religião ou orientação sexual.

No Fun Museu nós pregamos a liberdade de expressão, a liberdade em ser feliz do jeito que se é. Não à toa, nossos espaços também prestam homenagens ao público LGBTQ+. No nosso entendimento, mostrar isso aos demais é uma forma de contribuir com o entendimento de que todos somos iguais. E podemos ser felizes convivendo com as diferenças.

Um dos cenários é o arco-íris de neon que traz luz e cor às paredes com memes em preto e branco. É o arco-íris que se diferencia, que garante a beleza, que assume o protagonismo neste cenário logo na entrada do Fun Museu.

Outro cenário é a cortina colorida. O espaço, antes programado apenas para ter a cortina, recebeu os traços precisos e brilhantes do artista plástico Lark. Ele entendeu que as paredes brancas em volta serviriam como tela para desenhar artistas que tivesse relação com a temática LGBTQ+. Com isso, trouxe Freddie Mercury, Prince, Ney Matogrosso, Glória Groove, Pabllo Vittar, Madonna, Lady Gaga, Beyonce, Rihanna, Iza, Johnny Hooker e Liniker foram então desenhados de maneira detalhada à mão livre. No processo criativo, Lark apenas consultava o Instagram dos artistas para obter as referências de traços do rosto, corpo e vestimentas.

E o mais bonito disso tudo? O entendimento do artista sobre a causa.

“Eu, enquanto homem heterossexual desconstruído, entendo a contribuição que estes artistas trazem à comunidade LGBTQ+, sempre atuando para trazer mais representatividade a este grupo”, diz Lark.

E o Fun Museu reforça a importância deste dia. 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia. O Fun Museu considera justa toda forma de amor. Nosso pensamento é de respeito à dignidade e aos direitos humanos, porque todo mundo pode – e deve – ser feliz.