• Fun Museu

7 dicas para ganhar visibilidade nas redes sociais

Quando você curte, compartilha e comenta o conteúdo de outra pessoa nas redes sociais, você está ajudando a aumentar o engajamento. Os algoritmos, que são as engrenagens da internet, entendem que aquela postagem é importante já que está tendo muita interação. E por ser importante, acaba sendo melhor distribuída, é mais espalhada de maneira organiza, sem qualquer tipo de dinheiro investido para isso acontecer.

Por isso é normal ver grupos de pessoas se ajudando mutuamente para ganhar engajamento. Mas o que fazer para garantir que o seu conteúdo seja eficiente, se você não tiver ainda uma boa rede de relacionamento?

A resposta é: produzir conteúdo de qualidade. Fotos e vídeos que sejam engraçados, visualmente bem feitos, imagens diferenciadas e ângulos especiais. Mas isso é tudo? De certa forma ajuda a chamar a atenção, mas entenda que há regrinhas que podem ser seguidas para aumentar ainda mais a distribuição de seu conteúdo e com isso, fazer com que você conquiste novos seguidores e passe a aumentar seu engajamento.

Vamos às dicas que valem de uma maneira geral para as várias redes sociais. A Fun Museu School fez uma combinação das regras de todas elas.

Formato da foto e do vídeo

Como o feed do Instagram tem aquele formato quadrado (também chamado de 1:1 ou 1080x1080) o ideal é tentar concentrar tudo deste jeito. Se você perceber, quando você foge dele, aparecem abas desfocadas nos lados ou em cima e embaixo. De uma maneira geral, você pode utilizar, mas eles não terão o encaixe perfeito. Nos stories, ao contrário, o ideal é utilizar os vídeos e fotos na vertical (telefone em pé, para a tela cheia). Essa prática ganhou força principalmente pelo uso das redes sociais nos smartphones. Como é mais fácil de segurar o aparelho em pé, a ideia é manter a posição que é mais confortável ergonomicamente falando, sem perder material na tela

Uso de hashtags

Elas ajudam no engajamento. Observe quais estão rendendo mais. Digite o símbolo # e logo em seguida o começo da palavra que você acha que pode ser uma hashtag bacana. Veja que a própria plataforma completa com algumas sugestões. Ali você consegue ver quanto ela vem sendo utilizada. Quando maior, melhor. Lembre-se que dentro do Facebook, as hashtags não têm utilidade para encontrar conteúdo, diferentemente do Instagram. Então, melhor nem utilizar, já que ela faz aumentar o número de caracteres usados no texto. E esta é a próxima dica.

Tamanho do texto

A plataforma Facebook (que mantém também o Instagram) muda os algoritmos constantemente. A regra atual é pouco texto, no máximo duas linhas. O ideal é não deixar que a frase seja cortada pelo botão “leia mais”. Aquele bordão “Alerta de Textão” só vale em casos extremamente necessários ou se você já é uma figura pública da internet. Caso contrário, a distribuição será baixa. A média orgânica é de 5%. Ou seja, se você tem 100 seguidores, apenas 5% receberão o conteúdo. Para aumentar esse espalhamento só fazendo os patrocínios, os chamados Ads.

Marcar outras @

Esta é uma forma bacana de interagir. Marcando outras pessoas ou marcas, provavelmente elas responderão, ou compartilharão... e isso gera engajamento. Outra dica é criar conteúdo que mereçam respostas. Fazer perguntas, sugerir marcar um amigo, fazer comentários utilizando emojis são boas formas de engajar.

Regra dos 20%

Isso se refere às imagens. Sabe quando a gente tem vontade de escrever ou colocar elementos em cima de uma foto na hora de editar em algum aplicativo? É um erro! Quanto mais pura a foto, melhor. No máximo utilize os filtros para melhorar luminosidade, cor, nitidez... Evite adereços, símbolos, frases. Imagine dividir a foto em 100 quadradinhos iguais. No máximo 20 deles poderiam ser ocupados com algum elemento. Caso contrário, a distribuição não é feita. A avaliação automática pode até banir caso entenda que esta regra está sendo descumprida.

Frequência das postagens

Manter uma produção periódica é importante. Assim como é importante saber o ciclo de distribuição de um conteúdo. Ele gira em torno de duas horas para distribuir organicamente para aquela média de 5% de seus seguidores. Se for um bom conteúdo com engajamento e passar a ganhar mais espaço leva um tempo a mais. Mas um próximo conteúdo pode segurar a distribuição do anterior. Por isso, cuidado ao fazer vários posts no mesmo dia, pelo menos na timeline e no feed.

Utilize os stories

Os stories são ótimos para conquistar engajamento e novos seguidores. Interaja, utilize todas as ferramentas disponíveis. Faça enquetes, marque pessoas, mescle vídeos e fotos, coloque gifs, seja criativo. Como eles são excluídos em 24 horas, não se esqueça de colocar os melhores nos destaques. Como estão rendendo, podem ser vistos depois pelos novos seguidores que foram stalkear suas redes sociais.

Curtiu este conteúdo? A Fun Museu School está preparando muitos outros para você. E também organizando um planejamento de aulas e workshops presenciais. A intenção é fomentar o conteúdo criativo que gere engajamento orgânico com as orientações do melhor uso das plataformas digitais. Fique ligado na nossa agenda e aproveite para conhecer o nosso criativo e interativo espaço com mais de 25 cenários para a produção de conteúdo. Mesmo que você não seja um criador, mas possui redes sociais, o Fun Museu é o lugar ideal para você se divertir com amigos e família.