Conheça Tamires Pereira, compositora e intérprete da música do Fun Museu

Tamires Pereira é o talento em pessoa. Uma única ida ao Fun Museu e ela absorveu toda a inspiração para concluir a música que virou o tema do nosso “mundo criativo”. Neste bate-papo ela conta um pouco mais da sua própria história com a música, sobre como surgiu a música tema do Fun Museu e como foi gravar o videoclipe! Confira!

Há quanto tempo você tem ligação com a música? Conte um pouco da tua história profissional

Sou compositora, cantora e violonista. Tenho 24 anos, toco desde os 14 anos, mas atuo profissionalmente no mercado há quatro anos. Eu tinha um pouco de medo de trabalhar profissionalmente com música, até cogitei fazer outra coisa. Mas quando fui morar em Nova York, em 2014, decidi que quando voltasse ao Brasil trabalharia profissionalmente com música e artes em geral.

Qual a sua formação profissional na área? Sou formada pelo Conservatória de Música Carlinhos Niehues, de Itajaí, fiz dois cursos de teatro durante um ano, cursei um ano de Bacharelado em Música na Univali. Também frequentei várias masterclass e oficinas dos festivais de música de Itajaí e seminários de violão. Hoje em dia eu sou professora de violão (on-line e presencial) na escola Proarte-Itajaí, toco em shows e eventos e estou gravando alguns singles para lançar no ano que vem. Ainda penso em gravar um EP ano que vem, alguns videoclipes e sair por aí fazendo shows da minhas músicas autorais, além de continuar dando aulas de violão.

Além do violão e do ukulele (que embala a música tema do Fun Museu), você toca outros instrumentos?

Eu comecei tocando flauta doce, na igreja, com 8 anos de idade. Mas só de brincadeira! Mais tarde fui tocar Sax Alto na banda da igreja. Com 14 anos conheci o violão, me apaixonei e abandonei instrumentos de sopro. Me considero apenas violonista, pelo fato de ter estudado o instrumento e me dedicado por vários anos. O ukulele é um instrumento novo para mim também! Eu adoro! Cabe em qualquer lugar e tudo soa bem nele.

Você já tem alguns trabalhos já disponíveis para quem quiser conhecer?

Tenho alguns singles lançados e estão disponíveis em plataformas como Spotfy, Deezer e YouTube. Vale conhecer "Estrada" (Elas duas – Tamires Pereira e Keli Bertan), "Amor é pra quem" (Tamires Pereira), "Voar no Amor" (Doisdiamor - Rodolfo Lemos/Tamires Pereira)), por exemplo.

E de onde surgiu a inspiração para a música tema do Fun Museu?

Minha irmã e minha cunhada ganharam um ensaio fotográfico com os filhos delas (pets: Puck e Aipim) no dia dos namorados no Fun Museu. Daí me convidaram para ir junto, ajudar a cuidar dos sobrinhos e dar uma carona. Fui e fiquei encantada com o lugar e também acabei tirando algumas fotos! Eu amei cada espaço! Sou uma louca apaixonada pela infância e pelas cores! Achei a ideia inovadora aqui para a nossa região e muito inspiradora. Cheguei em casa no final do dia e fui dormir pensando em algo criativo musicalmente. Acordei bem cedo com a letra na cabeça e logo peguei o ukulele e já saiu a música inteira, sem esforços! Foi muito massa!

E como foi a experiência de gravar o clipe e retornar ao Fun Museu?

Gravar o clipe foi muito interessante para mim. Até pela questão do teatro que eu já fiz aulas. Eu sempre quis fazer algo parecido. Na música "Amor é pra quem" (de 2018), fizemos algo um pouco nesta linha, mas é sem atuação! Me diverti demais, porque foi espontâneo, natural e divertido! A visão criativa do Ricardo e do Lucian colocou a música para cima e tudo ficou mais colorido. É muito bom trabalhar com pessoas para cima e com visão aberta para todo tipo de arte.